Coisa Fácil

Este é um blog em que vamos falar, de maneira fácil, de várias coisas: cinema, educação, livros, negócios, pessoas, saúde, tecnologia, e o que mais der na telha. Escolha o assunto que quiser e sirva-se à vontade!

24 novembro 2006

Pequenas iniciativas, grandes resultados

Quero chamar atenção de vocês para uma iniciativa feita por uma pequena empresa de Petrópolis, no interior do Estado do Rio de Janeiro: A WaterColour, uma pequena empresa de roupa feminina, decidiu, mesmo custando mais, fazer a sua parte em prol da natureza.

Assim como fazem as grandes empresas, tradicionalmente associadas ao tema da natureza, como por exemplo a Natura e O Boticário, a WaterColour decidiu ir em frente. A empresa adotou em toda a sua linha de sacolas um material especial, chamado plástico bio-oxidegradável. Este material se decompõe, quando em contato com o meio ambiente, em até 100 dias, muito menos que os mais de 100 anos que leva uma sacola comum.

O que chama atenção na iniciativa é que ela é liderada por uma pequena empresa: logo, enfrenta diversos desafios como por exemplo, como comprar quantidades pequenas deste material, já que o mínimo é uma tonelada? deste plástico (que conseguiu graças também a uma pequena empresa - veja a história toda no blog).

Apesar de um pouco mais cara que a sacola convencional,e de não trazer benefícios visíveis diretos a esta empresa, a sacola degradável traz inúmeros benefícios para o meio ambiente. Esta iniciativa valeu para a WaterColour, a indicação a ser um dos três finalistas do concurso Valor Social, do jornal Valor Econômico. Qualquer pessoa pode votar clicando direto aqui.

13 novembro 2006

Adotar agora é moda?

Um interessante artigo publicado na revista IstoÉ trata do tema da adoção. Na capa, a revista chama atenção para a nova "moda" da adoção. Quando o fim último da aoção não é o amor pela criança a ser adotada, poderemos ver casos onde a adoção não é benéfica para ninguém, especialmente para a criança.

Um dos critérios é que não se deve pensar na adoção como "última alternativa" para ter o MEU precioso filho. A paternidade e a maternidade são, intrinsicamente, dons de si mesmo. Logo, um filho não é um presente para mim, e sim um caminho pessoal a ser trilhado, que inclui dificuldades e alegrias, e que exige maturidade.

Além disso, a adoção não pode ser vista como também uma maneira de fazer caridade: "vejam como sou bom, adotei uma criança!". Novamente, a decisão da adoção deve partir de um sincero ato de amor irrevogável e incondicional, disposto a se entregar por aquela criança como um filho.

Quando a adoção vem de uma decisão sincera, toda a família que adota e as pessoas que a cercam serão beneficiários desta opção de amor. Que venha, junto com a onda de adotar, uma onda de amor!