Coisa Fácil

Este é um blog em que vamos falar, de maneira fácil, de várias coisas: cinema, educação, livros, negócios, pessoas, saúde, tecnologia, e o que mais der na telha. Escolha o assunto que quiser e sirva-se à vontade!

02 março 2006

Quanto custa um filho?

Eu fico surpreso quando alguma matéria de alguma destas revistas nacionais, inspiradas nas manias americanas de contabilizar e colocar números em tudo, publicam aquelas bonitas planilhas com a soma dos valores desde as fraldas até escola, comida, roupas, etc, de um filho durante toda a vida dele (ou até que ele mesmo pague as suas contas).

Este número isolado, gera algumas reações esquisitas: "Viu, filho, quanto você me deve?", ou ainda "Nossa, não tenho este dinheiro todo! Nunca vou poder ter um filho", e ainda o supreeendente: " Hum... é melhor eu comprar um carro, uma casa na praia"... Este número acaba não servindo a propósito nenhum, a não ser confundir as pessoas.

A real pergunta a ser colocada, na verdade é: quanto VALE um filho? Tal como naquela propaganda da MasterCard: não tem preço! Há certas coisas que, inclusive olhando com calma, são tão valiosas, que esta conta pareceria ridiculamente barata.

Apenas a fim de contribuir com o absurdo instalado, vou citar uma razão que ninguém nunca lembra, mas na qual ter filhos faz uma boa diferença: Quando se está grávida, não se enfrenta nenhum fila, mesmo com criança no colo; Quando você vai viajar de avião, sendo com crianças, sempre tem prioridade no embarque e no check-in, junto com as pessoas que usas a primeira classe...

6 Comments:

At 11:36 PM, Anonymous Anônimo said...

Achei fantástica essa idéia de ressaltar quanto vale um filho. Muito perspicaz!

 
At 9:14 AM, Blogger Silvio Eberardo said...

A idéia original não é minha não, mas o cara não divulga muito... :-D

 
At 11:49 AM, Anonymous Anônimo said...

Concordo! Essa mania horrorosa de contabilizar tudo destroi a qualidade de vida!

Isso é fruto do capitalismo, essa droga de regime do qual quem falar mal é taxado de comunista comedor de criancinha. Tudo tem um valor, tudo é dinheiro! =P

Tenho um filho e posso afirmar que dinheiro algum no mundo vale meu filho! Não tem preço!

Não preciso comentar que a simples pergunta "quanto custa um filho?" já me causa revolta, preciso?

[]'s

 
At 8:25 AM, Anonymous Anônimo said...

Uma informação de última hora... estava lendo o VA quando encontrei essa notícia e achei que tem a haver com o post:

http://verdadeabsoluta.net/?p=926

A que quero resaltar não é o produto anunciado, mas os números: 213 crianças mortas porque foram esquecidas no carro quando os pais iam às compras (leia "passeavam pelo shopping center").

De um povo assim não é de se espantar que contabilizem o "custo" de um filho.

Mas de revistas nacionais! Acho que nós brasileiros podemos ser melhor que isso!

 
At 8:27 AM, Anonymous Anônimo said...

Correção:

Silvio ou Juliano, por favor corrijam o horroroso erro de concordância no final de meu último comentário. =P

 
At 10:45 AM, Blogger Silvio Eberardo said...

Já era! Quem diz que tem um pobrema, na verdade tem dois. :-D

 

Postar um comentário

<< Home