Coisa Fácil

Este é um blog em que vamos falar, de maneira fácil, de várias coisas: cinema, educação, livros, negócios, pessoas, saúde, tecnologia, e o que mais der na telha. Escolha o assunto que quiser e sirva-se à vontade!

26 abril 2006

Na terra da garoa...

Agora é tarde. São Paulo já me conquistou. E faz tempo, eu que não sabia disso. Não é pela paisagem, pelos negócios, pelo centro econômico que é a cidade. Menos ainda pelo trânsito, violência, poluição ou qualquer outra coisa que encabeça a lista de reclamações de qualquer paulistano de bom senso.

Admiro São Paulo pelo que ela é hoje, ou seja, nada menos do que se esperava que fosse. As pessoas que se instalaram, colonizaram e fizeram a cidade crescer, queriam isso mesmo. Os caras que colocaram "Non ducor, duco" no brasão da cidade (Não sou conduzido, conduzo), e aqueles que vivem e se orgulham deste espírito trabalhador, que quer, não espera.

O que fazem os paulistanos para contribuirem para São Paulo ser o maior centro econômico das Américas? O que fizeram as pessoas para que São Paulo se tornasse o que é hoje? O que podemos fazer para mudar nossa atitude e fazermos nossa empresa, bairro, cidade, estado rodar na velocidade dos paulistas daqui a alguns anos?

1 Comments:

At 10:09 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá.

Bem bacana o seu post. Eu vou tentar responder as perguntas.

Acredito que o que os paulistanos fazem para contribuir para o crescimento da cidade é batalhar. Vejo assim pelo seguinte:

No sul, a colonização foi basicamente feita por europeus e muitos receberam terras do governo. Enquanto em SP, os europeus e os japoneses trabalhavam como escravos, o que fazia com que eles batalhassem pelo seu próprio sustento.

Acho difícil uma outra cidade adotar o ritmo paulista. O Rio, por exemplo, tem a praia, a preocupação com o corpo etc. Curitiba tem o povo aristocrático. Floripa tem também a preocupação com o corpo. Cada uma vai no seu ritmo, de acordo com as suas influências.

Um abraço e bom final de semana.

 

Postar um comentário

<< Home