Coisa Fácil

Este é um blog em que vamos falar, de maneira fácil, de várias coisas: cinema, educação, livros, negócios, pessoas, saúde, tecnologia, e o que mais der na telha. Escolha o assunto que quiser e sirva-se à vontade!

21 dezembro 2005

Good Night and Good Luck!

Durante a II Guerra Mundial, o rádio era o meio mais popular de difusão de notícias e a televisão estava apenas engatinhando. Ainda assim, a maneira como as notícias eram dadas era quase como se um jornal estivesse sendo lido para os ouvintes. O conceito de "news broadcasting" ou difusão de notícias ao vivo, que ficou popular na Guerra do Golfo com a CNN e outros, começava a nascer.

Edward Murrow (foto) e sua equipe foram um dos pioneiros deste tipo de jornalismo. Com seu toque pessoal e talento, Edward criu um tipo de difusão em que a notícia era narrada do local do fato. A narração era como se estivesse sendo feita para os ouvintes, de maneira única de descritiva e não apenas lendo alguma coisa.

Duas destas interessantes narrações estão disponíveis para nós. Elas ajudam a entender o estilo único de Murrow e o contexto histórico (Real Audio):

Tralfagar Square - Dez, 1943 - Em Londres, ao som do alarme dos iminentes ataques aéreos alemães, Murrow narra como os londrinos se comportavam neste momento. Londres era bombardeada todos os dias, de noite, para agredir mais psicológicamente ainda os ingleses.

Buchenwald - Abril, 1945 - Murrow visita o campo de concentração de Buchenwald, após a sua libertação pelos americanos. Buchenwald foi um campo de concentração nazista construído na colina de Ettersberg, próximo de Weimar, no atual estado ao leste da Alemanha chamado Turíngia (Thüringen). ele descreve o que encontrou de sobra das matanças massivas de prisioneiros de guerra e os resultados de experiências médicas.

Recentemente, a Warner lançou um filme sobre Murrow e sua equipe, chamado Good Night and Good Luck, que conta um pouco desta história. O filme é dirigido por George Clooney, que também atua e assina parte do roteiro.

O talento de Edward Murrow ajudou a que os americanos compreendessem a importância de participarem da guerra e de deter as conquistas alemãs. Como você usa seu talento?

Este material foi inspirado no PodCasting da BizRevlution de Novembro de 2005.