Coisa Fácil

Este é um blog em que vamos falar, de maneira fácil, de várias coisas: cinema, educação, livros, negócios, pessoas, saúde, tecnologia, e o que mais der na telha. Escolha o assunto que quiser e sirva-se à vontade!

30 dezembro 2005

Até as tartarugas se escandalizaram!

Eu amo as tartarugas, mas também sou mais fã do ser humano. Abaixo a reprodução de um excelente artigo sobre o desequilíbrio dos valores na nossa Terra Brasilis. Tenho certeza que até as tartarugas se escandalizaram!

"O PROJETO TAMAR
Ives Gandra Martins, Jurista

Decididamente, no Brasil, para alguns parlamentares, as tartarugas são muito mais importantes que os seres humanos. O denominado projeto Tamar protege a vida das tartarugas desde 1980, com equipe especializada monitorando todas as noites, de setembro a março, 1.100 praias no litoral, e de janeiro a junho, as ilhas oceânicas. Protege-se, desta forma 14.000 ninhos, algo em torno de 650.000 filhotes. Quem destruir um único ovo de tartaruga comete crime contra a fauna e poderá ir para a cadeia (Lei 9.605/93).

Escrevo estas linhas não para desmerecer o grande trabalho decorrente do elogiado projeto. É louvável a proteção dos ovos de tartaruga. O que, evidentemente, não é louvável é a destruição de seres humanos no ventre materno, conforme proposto pela eminente deputada Jandira Feghali, em qualquer circunstância, sob qualquer motivo -até o último minuto antes do parto- e sem qualquer punição para o médico, a mulher ou quem tenha colaborado com o aborto do nascituro.

O projeto de lei, que ainda se encontra em discussão na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, propõe, rigorosamente, o aborto sem limites, sem motivos e sem pena até os instantes finais da gravidez. Matar um ser humano, no ventre materno, um minuto antes do parto não seria crime. Um minuto depois seria homicídio qualificado!!!

No debate do qual participei, em audiência pública na referida Comissão, impressionou-me dois argumentos levantados, evidentemente, objetivando, à falta de outros, desqualificar os adversários do direito de matar nascituros.

O primeiro deles é de que a Constituição brasileira não admite qualquer participação dos que acreditam em Deus nas deliberações e comissões de estudos - foi este um dos motivos para a exclusão da CNBB da Comissão Tripartite do governo que propôs o direito ao aborto-, visto que o Estado é laico.

Ocorre que todo ordenamento jurídico brasileiro foi promulgado ''sob a proteção de Deus'' (preâmbulo da Constituição) e o § 1º do artigo 210 da Lei Suprema impõe o ensino religioso nas escolas!!!

Como no I Seminário da Defesa da Vida patrocinado pela ''Frente Parlamentar'' contra o direito de matar nascituros, estavam presentes representantes de todas as religiões, há de se admitir que se o aborto for aprovado - o que não acredito, porque a maioria esmagadora da população brasileira é contra - haverá um choque evidente entre o preâmbulo da Constituição e o direito de matar, que o Deus da vida não aprova!

Sugeriria neste caso, a alteração do preâmbulo para que dissesse a Carta Magna ''sem a proteção de Deus'', visto que Deus não pode proteger o homicídio uterino.

E o 2º argumento parece-me de um preconceito aristocrático e elitista sem precedentes. Somente podem decidir questões de Estado os agnósticos, os que não acreditam em Deus, que são os iluminados representantes da deusa ''Razão'' robespierriana. Todos os que acreditam em Deus não podem, nem devem opinar porque o Estado é laico!!! Quem acredita em Deus é cidadão de 2ª categoria, enquanto que quem não acredita é de 1ª, só a estes cabendo as decisões sobre a vida e a morte de seres humanos. Renova-se o pior período da ditadura moscovita em que quem acreditava em Deus não podia aspirar a nenhum cargo público de relevo!!!

O bom senso dos parlamentares certamente não aprovará o projeto que defende o direito de matar, indiscriminadamente, o nascituro e que se origina no arraigado preconceito de que só quem é agnóstico e descrente pode conduzir os destinos do País. Compreende-se -em face desta mentalidade contra o Criador- porque as tartarugas são melhores tratadas que os seres humanos no Brasil".

Reproduzido do JB Online, após dica do Danilo.

2 Comments:

At 4:15 PM, Anonymous Anônimo said...

Ama as tartarugas mesmo mestre?
Um ponto em comum. Em Ilha Grande, eu não sosseguei enquanto não consegui ver uma tartaruga e isso me levou a ficar horas e horas mergulhando.
Abraços

 
At 3:13 PM, Anonymous Anônimo said...

O grande problema aqui, além de interesses obscuros, está na crença (pois é uma fé fundamentalista como qualquer outra) na objetividade, uma busca por algo irreal, fictício, uma "fé" que não se vê como tal.
Veja bem, o Humanismo Secular até possui alguns conceitos muito legais (adoro poder escolher minha própria religiosidade em vez de seguir a religião do Estado), mas ao mesmo tempo se basea em conceitos falsos - como a objetividade e o materialismo - tão depentes de fé quanto qualquer religião.
A razão nos dá a falsa impressão de verdade factual porque "cremos" cegamente em postulados que embasam tal razão.
Daí, chegamos a absurdos como o aborto. Não é o raciocínio que leva ao aborto que está errado, mas as bases de todo raciocício secular que está.
Por isso "crentes" (ou descrentes, por não aceitarem cegamente os axiomas materialistas) não são aceitos: porque têm bases diferentes. O mesmo raciocínio partindo de "verdades absolutas" diferentes leva necessariamente a conclusões diferentes.
É chegada a hora de duvidarmos dos princípios, daquilo que aceitamos como incontestável.

 

Postar um comentário

<< Home