Coisa Fácil

Este é um blog em que vamos falar, de maneira fácil, de várias coisas: cinema, educação, livros, negócios, pessoas, saúde, tecnologia, e o que mais der na telha. Escolha o assunto que quiser e sirva-se à vontade!

27 dezembro 2005

Que vença o melhor pra você...

Uma nova revolução começa (silenciosamente?) a conquistar mercados. A cada dia, o VoIP (Voice over IP - Internet Protocol - Ou simplesmente Voz sobre IP) começa a ganhar adeptos e entusiastas.

A idéia é relativamente simples: já que você tem um custo fixo com a sua linha de dados (internet) por que não usar este mesmo meio físico para ligações de voz? A justificativa: custo!

Existem soluções que fazem chamadas PC a PC gratuitas, com excelente qualidade de voz, como por exemplo o Skype, o MSN e o YahooMessenger (ainda que os últimos dois tenham problemas sob alguns firewalls).

Existem também as soluções que conectam o seu PC a um central telefônica num ponto de presença (POP) mais perto do local onde você deseja chamar. Com isso a sua chamada custará muito mais barato que uma chamada interurbana, e em alguns casos, o preço de uma chamada local. Exemplos disso são o próprio Skype e o TMais (ambos funcionam muito bem).

Meu amigo Leonel, por exemplo, radicalizou: baniu sua linha de telefone fixa de casa. Quando alguém precisa falar com ele, liga pro celular dele. Quando ele precisa falar com alguém, usa o SkypeOut. Ele já falou quase 700 minutos de interurbano, pagando pouco mais de 100 pratas (30 Euros).

O Leonel percebeu isso, mas algumas operadoras ainda não. Há poucas semanas a Telemar colocava no seu contrato do serviço ADSL (Velox) que era proibido trafegar voz... Ora, o serviço é meu e eu faço dele o que eu quiser. Mas esperta mesmo foi a GVT, que, ao invés de espernear e lamentar a perda de receita ou de ficar inventando possíveis entraves legais, resolveu oferecer ela mesma o serviço de VoIP, deslocando a receita que iria para um terceiro (dos provedores de VoIP) para si.

E viva o VoIP!

2 Comments:

At 12:41 AM, Anonymous Anônimo said...

Isso aí! A Telemar já me aborreceu tanto que, mesmo antes de conhecer o skype, eu já estava decidido a não ter uma linha dela. E agora, com o skype, sequer uma linha convencional eu uso. Quase não estou em casa durante o horário comercial (Ê vida moderna... um dia juro que consigo remediar isso), então os meus amigos já estão acostumados a ligarem pro meu celular. Quando ligam, eu aviso para esperarem e vou para um telefone fixo ou, se estiver em casa, corro pro Skype.
Fora que ele é muito bom para fazer conferências de voz, onde vários amigos estão em computadores diferentes, ligados no mesmo espaço via skype.

 
At 2:44 PM, Anonymous Anônimo said...

A estratégia das operadoras é barrar esses serviços. Proibir o tráfego de voz em contrato é uma forma, para ser utilizada no futuro quando grande número de pessoas já tiver assinado um contrato como esse. Sugiro que procuremos o PROCON quando formos assinar um contrato com cláusula semelhante!

 

Postar um comentário

<< Home